Café
8ºC em Estocolmo, 22ºC em Portimão
Já há algum tempo que ando para fazer um post sobre o café na Suécia. De cada vez que bebo café cá lembro-me da Verinha e da sua insistência para irmos beber café ao bar da biblioteca, porque tinham Delta Platinum em vez de Delta normal, pelo mesmo preço! Lol, a sério, quem me dera ter um Delta do normalinho cá…
O pessoal cá não bebe aquele café curto, com espuma, de que nós tanto gostamos, mas sim o café aguado em copos de papel, tipo Starbucks – americanices! A verdade é que aquilo é mesmo horrível: por um lado, pode beber-se sem açúcar, porque de facto sabe a algo como água com um sabor ligeiramente amargo que lembra café, por outro lado se não se põe açúcar ainda menos graça tem, é como beber água que sabe mal. Lol.
Outra coisa sobre o café na Suécia: é caríssimo!!! O mais barato que encontrei até hoje é numa das cafetarias da faculdade (por sinal, bem longe de onde eu tenho aulas), 7 coroas. Que é como quem diz, 80 cêntimos. O preço “normal”, em qualquer restaurante ou quiosque é 15 coroas, ou seja, mais de 1€60 por água que diz que sabe a café. Não há bolso que aguente…
Por isso, hoje em dia levamos café de casa, do instantâneo, e fazemos na faculdade – temos uma sala de almoço com máquina de café mesmo ao pé do auditório onde temos aulas e juntamo-nos lá para tomar café. O que até é agradável, torna-se uma espécie de ritual de grupo, e até se conseguem ter discussões acesas sobre tópicos como: “Café com ou sem açúcar? Prós e contras” lol. Até que o Espen pergunta se alguém já bebeu café com mel (!), fica tudo espantadíssimo e depois a conversa descamba para algumas misturas bastante estranhas, tipo Bailey’s com leite morno :D
Uma última nota acerca do café: hoje saiu um estudo, que, dada a sua relevância, não passou das páginas do jornal gratuito “Metro”, sobre a relação entre a quantidade de café e o tamanho do peito das mulheres – a sério, houve pessoal de uma universidade sueca com FINANCIAMENTO para fazer um estudo destes, lol. Aparentemente, chegaram à conclusão que, se bebermos 3 ou mais cafés por dia, o nosso peito diminui de tamanho… Uff, vá lá que eu ainda só vou nos 2 por dia… :D
17 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Epa epa!!!Ainda bem que eu não bebo café senão viam-se à lupa!!! :)
ah!! coitadinha!!! epa, ainda bem que esperei por este momento para comentar o teu blog (adoro-o, já te disse): CAFÉ É CAFÉ E NÃO ÁGUA COM AROMA!!
(nota do autor: uma excelenete ideia era a Delta ira para a Suécia!! o Alentejo expandia-se para terrenos mais nortenhos (upa upa) e os suecos aprendiam uma das coisas que a vida tem de melhor: CAFÉ DELTA (e de preferÊncia Platinium ou Gold)!!)
bem, mas ao menos fico mais descansada ao saber que, do mal ao menos, já bebes instatâneo em vez dessa coisa a que muita gente (estúpida, por sinal) chama "café"!!
enfim....
só queria mesmo deixar a minha nota de indignação e dizer que a partir deste momento sugiro um novo critério de classificação de paises de primeiro mundo: QUALIDADE DO CAFÉ!!
ah, e para terminar, queria dizer que o estudo que andaram para ai a fazer é peta: basta olhar para mim! Bebo frequentemente dois ou mais cafés por dia e não há sinais de diminuição peitoral (Se bem que fiz uma radiografia por causa da sinusite e parace que tenho uma hipertrofia dos seios perinasais... hum... será que os senhores suecos que fizeram o estudo não se enganaram na anatomia?!?)
beijokas grandes directamente do coração de portugal para a suécia
Epa o que nós andámos a discutir, divertidíssimos, foi: como é que eles fizeram o raio do estudo, nomeadamente a parte da medição? :D (O Mustafa começou logo a dizer que gostava de ser técnico de medição de peitos, lol)
Sim Verinha, o café a ti não tem efeitos a esse nível, já a outros mais psicológicos... Sim, que para escrever um post desse tamanho quantos cafezinhos não foram antes??
Brincadeirinha, tenho saudades da tua aceleração a fazer os relatórios... :D
Enviar um comentário